A terapia psicológica, ou psicoterapia como também é chamada, nada mais é que um encontro entre um paciente e um psicólogo. Sendo que o principal objetivo é tratar questões emocionais, psicológicas ou comportamentais.
Diferente do que se pensa, a terapia não é direcionada somente a pessoas que possuam algum tipo de transtorno mental. Mas pode e deve ser feita por qualquer pessoa que tenha o objetivo de diminuir sofrimentos relacionados a questões emocionais, ou que estão em busca de autoconhecimento, e até mesmo pessoas que queiram desenvolver novas habilidades e aptidões. A terapia ainda pode ajudar de maneira significativa indivíduos que estão em busca de relacionamentos mais saudáveis, seja consigo mesmo ou com outras pessoas do seu círculo de convívio.
Dar um passo para iniciar a terapia pode ser um grande avanço em direção a uma vida emocionalmente mais saudável. Uma vez que o paciente aprenderá a ter mais autoconsciência, bem como identificar e lidar com os próprios comportamentos e sentimentos de maneira mais sadia.
Sobretudo, é importante ressaltar que todas as questões tratadas em terapia são confidenciais. Ou seja, quem faz terapia pode contar com ambientes que são extremamente acolhedores e seguros.
Quais são os benefícios da terapia psicológica?
São inúmeros os benefícios de se fazer terapia bem como as razões que a tornam algo de extrema importância, dentre as quais vale destacar:
- Promover autoconhecimento;
- Promover inteligência emocional;
- Melhorar relações interpessoais;
- Aprimorar habilidades de comunicação;
- Aprimorar o desenvolvimento de aptidões;
- Aprender a lidar com traumas, conflitos ou situações difíceis.
Ao passo que tem se tornado cada vez mais comum adotarmos hábitos não saudáveis nos dias atuais, e que contribuem para o desenvolvimento de problemas de saúde mental, nesse sentido a terapia também se torna uma grande aliada. Tendo em vista que, a terapia poderá levar a mudanças comportamentais que auxiliam no combate de sintomas de ansiedade ou depressão.
Por que eu deveria fazer terapia?
Nossa saúde mental tem sido diretamente afetada pelo contexto que estamos inseridos. Uma sociedade imediatista, um ambiente extremamente acelerado, relacionamentos interpessoais fragilizados, são algumas das questões que afetam diretamente nosso estado emocional.
Diante de tal cenário, sentir-se sobrecarregado, fragilizado é normal. Bem como manter uma postura positiva diante de tais situações pode não ser tarefa nada fácil. Pois é, exatamente aí que entra a terapia, como uma grande ajuda para que você consiga lidar de maneira saudável com tais questões, tanto quanto superá-las.
De modo mais claro, a terapia te ajudará a resgatar a sua qualidade de vida, pois te ensina a identificar padrões comportamentais ou questões que te impedem de ter uma vida mais leve e emocionalmente saudável.
No entanto é verdade que muitas pessoas tem dificuldade em procurar ou aceitar ajuda, talvez receio de passar a imagem de alguém fragilizado. Mas saiba que, é impossível dar conta de tudo sozinho o tempo todo, ainda mais nos ambientes aos quais estamos inseridos, que demandam cada vez mais e romantizam a rotina de se estar sobrecarregado, diante disso procurar ajuda pode sim tornar tudo mais leve.
Quando buscar ajuda, e por onde devo começar?
Quando estamos enfrentando problemas familiares, financeiros, ou em qualquer outra área que seja, é bem provável que isso impacte negativamente em nossa saúde emocional, podendo desencadear problemas como ansiedade, depressão, alterações de humor, distúrbios do sono, entre outros.
A terapia existe justamente para nos ajudar nessas questões, por meio da terapia é possível rever comportamentos e atitudes que ajudarão a desenvolver mais autoconfiança, melhores relações interpessoais e controle dos pensamentos.
E se você está interessado em buscar por terapia, aqui vão algumas dicas:
- Procure por um profissional habilitado;
- Busque recomendações de amigos e familiares;
- Agende uma primeira conversa para que você sinta se há conexão entre você e o terapeuta;
- É de extrema importância que você se identifique, confie e sinta-se a vontade com o profissional escolhido;
- Se com o passar do tempo você sentir a necessidade de buscar outro terapeuta, faça isso, só não deixe jamais de contar com ajuda de profissionais capacitados.