Suar ajuda a emagrecer. Mito ou verdade?
Suar nada mais é que um mecanismo do nosso organismo para regular a temperatura corporal, sendo 36,5°C a ideal. Por meio da transpiração, o corpo perde 95% de água e 5% de sais minerais. Ou seja, não há gasto calórico ou queima de gordura.
No entanto, muitas pessoas usam o suor como parâmetro se o exercício físico está ou não fazendo efeito. Embora as atividades físicas realizadas de maneira intensa acelerem o metabolismo e aumentem a temperatura corporal, o que pode sim levar o corpo a suar mais, devemos levar em consideração que algumas pessoas naturalmente podem transpirar mais que outras. Entretanto, isso não significa que o gasto calórico é maior, ou que a atividade física está fazendo mais efeito para uma pessoa que outra, pois a queima de gordura tem relação com o aumento do metabolismo e não com a elevação da temperatura corporal.
Suar emagrece?
De forma bem direta, não. Suar não te ajudará no processo de emagrecimento. Quando transpiramos nosso corpo está apenas tentando equilibrar a temperatura do nosso corpo, e isso pode acontecer na realização de atividades físicas, tanto quanto em dias mais quentes, sendo que algumas pessoas podem apresentar transpiração excessiva até mesmo quando estão paradas, o que é chamado de hiperidrose.
Suar não tem relação alguma com perda de gordura, mas sim com perda de líquido do corpo, por isso a importância de manter-se hidratado durante as práticas de atividades físicas.
Além disso, se transpirar fosse eficiente no emagrecimento, frequentar sauna seria a maneira mais eficaz de se alcançar gasto calórico.
Notei que meu peso corporal diminuiu depois de uma atividade física. Isso significa que emagreci?
Aqui a resposta também é não. Nesse caso o que aconteceu é que houve perda de água. Saiba que é comum que isso aconteça. Por isso, não deixe de se hidratar durante a prática de exercícios físicos, evitando-se assim a desidratação corporal.
Mas se eu praticar as atividades físicas com roupas quentes ou plástico, vou emagrecer mais rápido?
Mesmo que você pratique seus exercícios físicos em um local quente, isso não te ajudará a emagrecer mais rápido. Eventualmente, haverá uma transpiração maior, que não tem relação alguma com queima de gordura, como já citamos. Quando você usa roupas mais quentes está apenas estimulando seu corpo na produção de suor para regular sua temperatura corporal.
Como me hidratar corretamente após transpirar em excesso?
É muito importante que você cuida da sua hidratação antes, durante e depois da prática de atividades físicas. Pois somente dessa maneira você estará contribuindo para o correto funcionamento do seu organismo, bem como evitando problemas decorrentes da desidratação como dores musculares, fadiga e câimbras. Logo que, no suor perdemos não apenas água, mas também minerais essenciais para manter o correto funcionamento do nosso organismo.
Assim sendo, beba bastante água durante e após os exercícios. Contudo, além da água podemos encontrar outras fontes de hidratação como os isotônicos, água de coco e sucos naturais. Da mesma maneira que a alimentação pode ser uma grande aliada, frutas como melancia e laranja, e no caso dos vegetais, alface, pepino e tomate também apresentam uma grande quantidade de água em sua composição.
Qual a maneira correta e eficaz para emagrecer?
Emagrecimento tem relação com gasto calórico e queima de gordura e não com transpiração. Para que se consiga diminuir alguns números da balança não tem segredo ou milagre, é preciso praticar atividades físicas e alimentar-se de forma saudável. Sendo que nesse caso, a quantidade calórica consumida deve ser inferior as calorias gastas.
Não caia na ilusão de que treinar com roupa quente, ou enrolar plástico no abdômen te fará perder medidas, isso não trará o resultado esperado e ainda te causará frustração.
Leia mais em Exercícios físicos que te ajudam a emagrecer e Quais alimentos aceleram o metabolismo?
Publicar comentário