Os 5 maiores mitos da musculação
A musculação é um treinamento de força, bastante procurado nas academias. Mas ao longo do tempo diversos mitos foram criados a respeito dessa prática. A grande questão é que muitos deles podem impactar de maneira negativa na decisão de pessoas que estão na busca de uma vida mais saudável.
Mas você conhece os maiores mitos? Sabe o que de fato é verdade sobre a musculação?
Para te ajudar, desvendamos algumas questões abaixo.
1.Musculação não ajuda a emagrecer
Mito. A musculação é um exercício que ajuda a queimar calorias não somente durante a sua prática, como também depois. Há estudos que apontam um fenômeno denominado “after burning”, em que existe queima de calorias também após a prática do exercício. Tal efeito acontece principalmente após atividades anaeróbicas, ou seja, a musculação proporciona tal efeito.
Leia mais em Exercícios aeróbicos e anaeróbicos: Você sabe a diferença?
Além do que a musculação ajuda a acelerar o metabolismo e contribui para o ganho de massa magra. E no que a massa magra contribui? Mesmo quando estamos em repouso, nosso organismo tem um gasto calórico, músculos gastam mais calorias do que gordura. Dessa maneira, a pessoa com mais músculos consome mais energia no decorrer do dia.
2.Musculação deixa o corpo masculinizado
Mito. Com a musculação é possível direcionar os treinos para grupos musculares específicos, por tratar-se de uma atividade que trabalha os músculos de maneira isolada. Ou seja, quem pratica musculação consegue dar ênfase ao grupo muscular que quiser, o que torna possível desenhar o corpo. Quando se está satisfeito com o resultado, basta manter o ritmo de treino. Da mesma forma que quem desejar ganhar mais força e músculos também é possível. Mas de qualquer maneira, a hipertrofia está diretamente ligada ao estímulo do treino, e não apenas em treinar especificamente um músculo.
3.Idosos não devem fazer musculação
Mito. Com o passar dos anos, há um perda natural de massa magra, e essa perda se acentua ainda mais a partir dos 60 anos. A musculação proporciona um ganho de massa muscular e força, o que permite com que os idosos mantenham uma rotina independente e saudável, sem a necessidade de ajuda para atividades simples como levantar-se de uma cadeira ou pegar um objeto em um ponto mais alto. Ou seja, a musculação na terceira idade contribui para um ganho de qualidade de vida e ainda proporciona benefícios como aumento de disposição e diminuição de dores nas articulações. Obviamente, que a carga utilizada e intensidade dos treinos será diferente, como é de extrema importância o acompanhamento de um profissional de Educação Física.
4.Treinos de cardio atrapalham no ganho de massa magra
Mito. Embora as atividades aeróbicas sejam mais eficientes para a perda de gordura e não para ganho de massa magra, elas não farão com que haja perda da massa muscular conquistada. O importante é que haja um equilíbrio, alimentação balanceada e um treino personalizado. Dessa maneira, as atividades aeróbicas serão complementares as anaeróbicas e não atrapalharão o processo de hipertrofia, ao contrário ajudarão a acelerar os resultados. Além de que, a definição muscular será mais visível com um percentual de gordura baixo. Pois, a gordura forma uma camada em cima da musculatura, então mesmo que se tenham músculos bem desenvolvidos eles estarão menos visíveis com uma maior taxa de gordura.
5.Apenas o consumo de proteínas ajuda na construção de músculos
Mito. É de extrema importância que se tenha uma alimentação balanceada e saudável. A combinação de proteínas e carboidratos é essencial na construção dos músculos. Os carboidratos evitam o catabolismo muscular, que acontece quando o corpo obtem energia gastando as próprias fibras musculares. Ainda assim, os carboidratos são essenciais para gerar energia em treinos intensos.
Agora que já desvendamos alguns mitos da musculação, esqueça todos eles e busque sempre informações com um profissional da área.
Publicar comentário