X

O que a musculação pode fazer pela saúde feminina

Musculação e corpos extremamente musculosos deixaram de ser associados somente ao público masculino, e não é de hoje. Assim sendo, mulheres também podem e devem sim se apropriar dos treinos de força. Quando há uma prática regular da atividade, os benefícios alcançados são inúmeros até mesmo para o público feminino.

A musculação vai muito além da estética, pois a prática não auxilia somente na perda de peso e definição muscular, mas também em diversas outras questões relacionadas a saúde da mulher, atuando de maneira positiva na saúde psicológica e hormonal. Outro fato importante que devemos destacar, é que até mesmo gestantes e mulheres idosas, podem praticar a musculação, desde que não hajam restrições médicas.

Abaixo listamos alguns benefícios que a prática regular da musculação poderá te proporcionar:

 

Ganho e fortalecimento de massa muscular

É natural que ao longo dos anos haja uma diminuição do metabolismo e de massa muscular. E esse é um dos motivos que a musculação torna-se uma grande aliada na conquista de pernas torneadas e bumbum durinho, pois atua no ganho de massa muscular, massa óssea e redução de gordura. Porém muito além de um corpo mais definido pode-se notar também melhora na execução das tarefas do dia-a-dia e como consequência um grande ganho de qualidade de vida. Mas, vale ainda lembrar que, o ganho de massa muscular está associado também a uma boa alimentação.

 

Ganhos em condicionamento físico

Não são apenas os exercícios aeróbicos como correr ou pedalar que ajudam a melhorar o condicionamento físico e cardiorrespiratório, a musculação também auxilia nesse processo. Durante o levantamento de peso, é enviado oxigênio para todo o corpo, o que gera a necessidade de ter um melhor controle da respiração. Já o coração tem um maior trabalho para bombear mais sangue, o que impacta positivamente na saúde da região.

 

 

 

Promove sensação de bem-estar e melhora o humor

A partir da prática de atividade física, há a liberação de endorfina e serotonina, e com a musculação isso não é diferente. Esses hormônios estimulam a sensação de felicidade e bem-estar, o que contribui para uma melhora na qualidade de vida da mulher.

 

Melhora da qualidade do sono e redução da insônia

A prática de exercícios, bem como a musculação, contribui de forma significativa para que o funcionamento do organismo como um todo seja regulado. Como consequência os efeitos da insônia são reduzidos, o que confere melhores condições para que se possa normalizar o sono.

Prevenção da incontinência urinária

Incontinência urinária é um problema que atinge em especial as mulheres. E apesar de ser mais comum a partir dos 40 anos, é uma questão que pode afetar todas as faixas etárias.

A musculação quando praticada de maneira correta, fortalece o assoalho pélvico ajudando a combater o problema.

 

Melhora de sintomas da menopausa

A menopausa que pode apresentar sintomas a partir dos 40 anos, corresponde ao último ciclo menstrual da mulher, e geralmente apresenta sintomas como, diminuição da disposição e libido, alteração no sono, ondas de calor e oscilações de humor.

A testosterona é conhecida como hormônio masculino, porém se faz presente em menores quantidades nas mulheres e torna-se um grande aliado no combate aos sintomas da menopausa. E como a musculação pode ajudar? Há estímulo da produção de testosterona, fazendo com que seus níveis sejam aumentados de forma totalmente natural.

 

Melhora na autoestima

Uma vida saudável é um dos fatores primordiais para aumentar a autoestima.

A musculação praticada de forma frequente melhora não somente a autoimagem, mas também é capaz de proporcionar senso de controle e domínio sobre o próprio corpo e mente. E como isso acontece? Os desafios físicos e mentais superados durante as práticas de atividades criam uma sensação de empoderamento, de capacidade de auto superação das próprias limitações o que contribui positivamente para a autoestima.

Uma vida mais saudável: