Meditação, você conhece os benefícios?
A meditação pode ser uma grande aliada a quem deseja driblar sintomas de ansiedade e stress. Isso acontece porque ela é capaz de promover concentração no momento presente e também autoconhecimento. Contudo, mesmo dedicando apenas alguns poucos minutos para a prática de meditação já é possível usufruir dos benefícios que ela pode proporcionar.
Ainda assim, uma das grandes vantagens dessa prática milenar é que ela pode ser feita por pessoas de todas as idades.
Abaixo listamos benefícios que podem ser alcançados com a meditação:
Ajuda a reduzir o estresse
O estresse libera no nosso organismo substâncias inflamatórias, que quando não são bem administrados podem desencadear uma série de problemas de saúde. Em contrapartida, a redução do stress está entre os maiores benefícios da meditação. Pois, estudos apontam que pessoas que tem o hábito de meditar tem melhor capacidade de gerenciar o estresse do dia-a-dia.
Ajuda a controlar a ansiedade
A ansiedade nada mais é que uma preocupação intensa, em que o individuo sofre com a antecipação de problemas ou com o futuro. Ao contrário disso, a meditação ajuda a manter o foco no momento presente, ou seja, tira os seus pensamentos de questões que geram a ansiedade e ainda te ajuda a alcançar uma sensação de relaxamento.
Melhora a qualidade do sono
Insônia é um problema que tem afetado um número cada vez maior de pessoas. Porém, a meditação com suas técnicas que acalmam a mente, e de relaxamento profundo, podem contribuir de maneira significativa na qualidade do sono. Isso porque como já dissemos ela reduz o stress e ansiedade. O que contribui para diminuir o tempo necessário para conseguir dormir proporcionando uma melhor qualidade de sono.
Diminuição de dores musculares
A percepção da dor está ligada a mente, e em situações de stress ela pode piorar. No entanto, estudos apontam que a meditação trabalha com o emocional reduzindo o stress e a ansiedade, bem como promovendo relaxamento, podendo ser eficaz ao combate de dores.
Aumento da concentração
A prática de meditação ajuda a treinar a mente para manter o foco somente em um objeto ou sensação. Isso faz com que o individuo esteja presente no momento, trabalhando a concentração de maneira efetiva. Dessa maneira, a prática regular faz com que haja uma melhor atenção, o que contribui positivamente para o dia a dia, rotina de trabalho e de estudos.
Maior empatia e compaixão
Na pratica meditativa é possível compreender melhor seus pensamentos e sentimentos, isso contribui para ter uma visão mais realista tanto de si quanto do mundo ao redor. O que contribui para a quebra de preconceitos e de crenças negativas. Desse modo, é possível desenvolver empatia e compaixão.
Como meditar?
Com tantos benefícios se torna difícil não querer meditar não é mesmo? Porém, é bastante comum que pessoas simplesmente desistam ou acabem nem tentando por acharem que é uma prática difícil.
De fato, no início pode parecer difícil acalmar e silenciar a mente, mas saiba que com a prática regular é possível sim conseguir meditar. Comece com poucos minutos por dia e vá aumentando conforme for se sentindo confortável.
Saiba que o ambiente também pode contribuir para esse momento que é somente seu. Então, procure praticar sua meditação em um local confortável e tranqüilo.
A postura também é importante, então sentado ou deitado ajeite-se de modo confortável, caso opte pela posição sentado, é importante manter uma postura ereta. Certifique-se de que a posição escolhida é confortável, perceba se não há nenhum ajuste a ser feito em seu corpo, se de fato ele está perfeitamente acomodado de maneira que seja possível relaxar.
Feche e relaxe seus olhos. Volte sua atenção para sua respiração, a maneira como ela entra e sai das suas narinas.
Relaxe seu rosto, seu corpo, mantenha os olhos fechados sem forçá-los, mas de maneira natural. Relaxe todo seu corpo e continue com a atenção voltada a sua respiração. Sem julgamentos, perceba como ela está. Tranquila, acelerada.
Caso você se distraia com pensamentos ou preocupações, sem julgamentos deixe os pensamentos irem, do mesmo modo que chegaram. Então volte novamente a atenção a sua respiração.
Mantenha-se assim pelo tempo que achar confortável. E quando finalizar sua prática, lentamente abra os olhos.
Leia mais em Você conhece os benefícios do Yoga para corpo e mente?
Publicar comentário