Exercícios aeróbicos e anaeróbicos: Você sabe a diferença?
Você sabe quais são as maiores diferença entre exercícios aeróbicos e anaeróbicos? Se a resposta for não, fique calma, você não está sozinha.
Primeiramente, é mais comum do que você imagina encontrarmos pessoas com dúvidas sobre as principais características entre eles, e sobre qual escolher. Entretanto, cada um irá atender objetivos mais específicos, seja perda de gordura corporal, ganho de massa magra ou melhora de resistência cardiorrespiratória.
Contudo, de maneira bem resumida, exercícios aeróbicos são aqueles de longa duração, que tem o oxigênio como fonte de energia e geralmente tem intensidade de leve a moderada. Enquanto que os exercícios anaeróbicos são de alta intensidade, curta duração e não utilizam oxigênio como fonte de energia.
Sem dúvida, exercícios aeróbicos e anaeróbios são indispensáveis e apresentam inúmeros benefícios aos seus praticantes, aumentando a força e resistência muscular, melhora do condicionamento físico, e diminuição do risco de doenças cardiovasculares.
Por fim, vejamos com maiores detalhes sobre cada um deles:
Exercícios aeróbicos
São exercícios que utilizam O² (Oxigênio) para produzir energia, são de intensidade baixa ou moderada e de longa duração, preferencialmente contínua. Sobretudo, trabalham a função dos sistemas cardiorrespiratório e vascular, aumentando a capacidade cardíaca e pulmonar suprindo a energia do músculo através do consumo do oxigênio. Esse tipo de exercício utiliza diversos grupos musculares de forma simultânea.
Dentre os benefícios dos exercícios aeróbicos podemos destacar:
- Redução e controle de peso corporal;
- Melhora da circulação sanguínea;
- Fortalecimento da musculatura;
- Fortalecimento do sistema imunológico;
- Melhora na saúde do coração;
- Contribuição para o sistema respiratório;
- Controle da pressão arterial;
- Redução do declínio cognitivo;
- Controle das taxas de saúde, como diabetes, colesterol ruim;
- Previne osteoporose;
- Melhora o humor e o bem-estar.
Animada com os benefícios das atividades aeróbicas?
Veja alguns exemplos de exercícios aeróbicos: subir e descer escadas, caminhada, corrida, pular corda, pedalar, dançar, nadar.
Leia mais em Você conhece os benefícios da corrida?
Exercícios anaeróbicos
Exercícios anaeróbicos são aqueles que utilizam uma forma de energia que independe do uso do oxigênio. Em contrapartida com os exercícios aeróbicos, eles são de alta intensidade e de curta duração, envolvendo uma intensidade maior no esforço, recrutando um numero limitado de músculos, aqui temos a produção de ácido lático.
Todavia a prática regular desse tipo de atividade promove os seguintes benefícios:
- Melhoram a qualidade de vida;
- Promovem a queima de gordura;
- Aumentam o limiar láctico;
- Combatem a depressão;
- Fortalecem o sistema imune e previnem doenças;
- Aumentam a capacidade cardiorrespiratória e corrigem a postura;
- Estimula a liberação de hormônios que promovem sensação de bem-estar;
- Auxiliam no ganho de massa muscular magra;
- Fortalecem o sistema ósseo;
- Auxilia no desenvolvimento de condicionamento físico e resistência muscular;
- Aceleram o metabolismo;
- Proporcionam uma boa forma física;
- Protegem as articulações;
- Aumentam a força.
Aqui podemos citar como exemplos de exercícios anaeróbicos aqueles que se utilizam de força, como pilates, ou exercícios resistidos com peso, como a musculação, exercícios de velocidade com ou sem carga, de curta duração e alta intensidade, corrida de 100 metros rasos, saltos, arremesso de peso.
Leia mais em O que a musculação pode fazer pela saúde feminina
Qual tipo escolher?
Em resumo, tanto as práticas aeróbicas, quanto anaeróbicas são bastante eficazes para a queima de gordura corporal, e aceleração do metabolismo. Em princípio, o ideal seria associar os dois tipos de prática à uma alimentação saudável.
Estudos apontam que existe um fenômeno chamado “after burning”, em que ocorre uma maior queima de gorduras no pós-exercício, tal fenômeno está presente tanto nas práticas aeróbicas quanto nas anaeróbicas, porém sua maior intensidade se dá após exercícios anaeróbicos.
Muitas das atividades aqui citadas podem ser praticadas sozinhas, porém é de grande importância consultar um médico especialista para realizar uma avaliação da saúde de forma geral, bem como um profissional da área de Educação Física que poderá lhe orientar ao que é mais adequado para você, respeitando seus limites e visando sempre os seus objetivos.
Publicar comentário