Dor muscular pós treino é aquela dor que pode surgir nos membros que foram trabalhados. Por vezes elas podem incomodar em atividades corriqueiras como sentar ou levantar de uma cadeira, subir escadas, pegar objetos em locais mais altos. Isso geralmente acontece nos primeiros dias de academia ou quando se alteram os treinos, trazendo para o músculo uma carga maior do que ele estava acostumado a trabalhar.
Mas fique tranquila! É uma dor totalmente normal, isso acontece quando há um estimulo diferente dos músculos com um esforço bastante considerável Essa dor nada mais é que um processo de adaptação, até que os músculos se acostumem com os novos estímulos.
Ao trabalhar os músculos de uma maneira diferente ao que ele estava acostumado, ocorrem microlesões nas fibras, que ativarão o crescimento e fortalecimento do músculo. Com o passar do tempo são criados mecanismos de recuperação para as microlesões e em paralelo há um ganho de resistência ao exercício.
Leia mais Alimentos que te ajudam na hipertrofia
Mas até que ponto posso considerar essa dor muscular como normal?
A dor muscular após o treino é um processo natural da evolução do corpo, e na maioria dos casos sinaliza que o corpo está se adaptando ao novo treinamento, a tendência é que haja uma diminuição da dor conforme os músculos se recuperam e vão se adaptando ao estímulo gerado.
Essa dor é um fenômeno conhecido como dor muscular de início tardio (DMIT) e costuma atingir seu pico de 24 a 72 horas após a atividade.
A maneira como a dor se apresenta varia de pessoa a pessoa de acordo com a intensidade do treino realizado, carga e frequência da atividade.
Quando devo me preocupar com a dor muscular pós treino?
A dor muscular é geralmente uma resposta do corpo ao esforço físico, pois no rompimento que ocorre das fibras é gerado um processo inflamatório. Porém, é preciso estar atento aos sinais do nosso corpo. Abaixo seguem situações que pedem atenção:
- Dor nos ossos, em especial quadril e joelhos após o exercício;
- Casos em que a dor persista por mais de uma semana, piora ao longo do tempo ou impacta de maneira significativa nas atividades do dia-a-dia;
- Inchaço, vermelhidão, calor excessivo na região afetada ou febre.
Nos casos em que a dor persista por muito mais tempo que o normal, ou apresente alguns dos sintomas citados acima, é necessário que se procure por um bom profissional para que haja uma investigação e diagnóstico. Esses casos podem ser um sintoma de outros problemas como lesões musculares mais graves que não fazem parte de um ciclo natural, tendinopatias ou bursite, o que exigirá tratamento específico e acompanhamento. Para mais informações procure seu médico.
Entender as principais causa das dores pós-treino é essencial para que seja adotada uma rotina segura e eficaz de atividade física.
Como eu posso aliviar a dor pós treino?
Embora seja um processo natural, a dor causada pelos treinamentos pode ser amenizada. Faça alongamentos suaves da musculatura afetada, massagens locais e aplicação de calor no com o uso de bolsas térmicas. Leia mais em 7 Benefícios do alongamento
Por fim, a dor muscular que surge no pós-treino não deve ser impeditivo para iniciar ou continuar nos treinamentos.
A dor pode ser incômoda no início, mas conforme você evolui e a resistência dos seus músculos aumenta, a tendência é que a dor desapareça.
Converse com seu professor/instrutor para que aconteça de forma gradual a progressão de cargas e exercícios.
Mas jamais desista de uma rotina de exercícios físicos, pois ela contribui de forma positiva para sua saúde na prevenção de doenças, além de ser o melhor remédio para as dores musculares. Você apenas precisa conhecer seu corpo e seus limites, assim respeitá-lo e poder mantê-lo sempre ativo.