A motivação alguma vez já te impulsionou em busca de uma vida mais saudável? Você até se matriculou em uma academia e começou a treinar super empolgado, tinha certeza que alcançaria todos os seus objetivos em sua nova vida fitness, mas o tempo foi passando… e você foi desanimando, perdendo a motivação e mesmo sabendo que não deveria, você simplesmente desistiu. Antes de começar a se culpar e carregar mais um peso, saiba que você não está sozinho, essa é a realidade da maioria das pessoas.
São vários os fatores que levam as pessoas a desistir dos treinos, pois manter uma rotina regular de exercícios não é tarefa das mais fáceis. Outro ponto é a busca por uma satisfação imediata, uma característica da nossa sociedade, e que impacta em frustração por um resultado que não vem de forma tão rápida assim.
Diante disso tudo, como manter uma rotina regular de atividades físicas para se conquistar uma vida mais saudável e alcançar seus objetivos? Pois para começar até encontramos motivação, mas o problema está justamente em permanecer nessa rotina.
A motivação no treino e sua importância
A motivação é o que te impulsiona, mas que também que te manterá com o compromisso assumido, ou seja, te levará a alcançar os objetivos pré-estabelecidos. Através da motivação você desenvolverá o hábito, a constância, a persistência necessária para não desanimar.
A motivação pode ser gerada por fatores sociais, emocionais ou biológicos. Quando pensamos em iniciar uma vida mais saudável somos impulsionados por uma forte motivação, por esse motivo, diferente do que muitos pensam, não é o primeiro passo o que concentra a maior dificuldade.
Manter-se estável diante dos impasses é um grande obstáculo a ser vencido, para isso mais que motivação é preciso criar constância. A constância é essencial para alcançar as metas, e ela também é fundamental para vencermos as dificuldades como, desânimo, dor ou qualquer outro contratempo que possa surgir.
Somente assim alcançaremos os resultados desejados e ganhos significativos em força, resistência, velocidade, habilidades e um corpo mais atlético. A rotina de treinos exige nos mantermos motivados somente assim o desempenho sofrerá interferências e os resultados não serão comprometidos.
Agora que você já entendeu a importância não apenas de ter motivação para os treinos, mas também de criar constância, vamos conhecer algumas estratégias te manter nessa jornada:
Estabeleça metas realistas e encorajadoras
Não é incomum encontrar pessoas que iniciam na academia com muita motivação e estabelecem metas como ganhar ou perder 15 kg em um mês, algo que dificilmente será alcançado e que logo de início já poderá gerar uma enorme frustração e por não alcançar o objetivo estabelecido, é natural que acabe desistindo.
Muitos desistem por não enxergarem os resultados desejados, mas é preciso analisar se as metas são reais. Talvez o grande problema é que no final das contas foi estabelecido algo extremamente difícil de se alcançar.
Especialistas orientam que metas alcançáveis sejam estabelecidas de tempo em tempo, sempre respeitando os limites do seu corpo.
Não espere grandes mudanças em um curto período, é necessário que os graus de dificuldade sejam alterados de maneira gradativa.
Os objetivos estabelecidos podem ser pequenos, mas precisam ser reais, contando com sua dedicação e esforço, sem se esquecer de aproveitar e comemorar cada passo conquistado até chegar ao seu objetivo.
Tenha um treinamento adequado e que te impulsione
É importantíssimos que seus treinos sejam os certos para você. Não se deve iniciar com treinos que sejam de um nível acima ao que você se encontra atualmente. Isso fará com que você não consiga executá-los de maneira correta o que consequentemente trará frustração ao invés de te ajudar a manter a motivação. Aqui também, respeite os seus limites, tenha um treino de acordo com a sua realidade e vá avançando de acordo com que você evolua gradativamente.
Varie seus treinos
Cair na rotina gera monotonia e o mesmo pode acontecer com os treinos. Procure conhecer novas modalidades. Você já pensou em mesclar seus treinos de musculação com aulas de dança, cardio, yoga ou algum esporte? Assim você estará fazendo sempre algo novo, seus treinos te darão motivação e até mesmo seus resultados poderão ser alcançados de forma mais eficaz.
Leia mais em Exercícios físicos que te ajudam a emagrecer
Acompanhe seu progresso
Faça registros do seu progresso, tenha um diário de treino, tire fotos que comprovem sua evolução, experimente roupas antigas que mostrem a diferença da atividade física na sua vida
Conseguir visualizar seu progresso pessoal será altamente motivador e te ajudará a perceber o quanto você já conquistou. A motivação será ainda maior quando você notar que está alcançado aquilo que se propôs a fazer e haverá a sensação de que seu projeto está a caminho do sucesso, isso será encorajador e ainda mais estimulante na busca de novas conquistas.
E aí? Pronto pra iniciar os treinos sem desistir de você?
Porém não se esqueça que haverão muitos dias em que você não estará motivada, mas é justamente aí que entra a constância. Se esforce e não deixe seu projeto de lado nem mesmo nos dias em que estiver desanimada, porém, sempre respeitando seus limites. Não se esqueça que equilíbrio é primordial para uma vida saudável.