Bulking X Cutting o que é? Quais os benefícios?

Bulking X Cutting o que é? Quais os benefícios?

Bulking e cutting são termos bastante conhecidos por frequentadores de academia. Porém, mesmo sendo termos comuns, é normal encontrar pessoas com dúvidas sobre como cada técnica deva ser aplicada.

Apesar de serem processos adotados por atletas em fase de preparação para competições de fisiculturismo, são também comuns na prática de esportes como powerlifting e artes marciais.

O bulking e cutting vem ganhando cada vez mais popularidade e podem ser usados por quem desejar, pois beneficiam todo e qualquer praticante de atividades físicas de maneira geral, mesmo que não sejam profissionais. É importante lembrar sempre a importância de observar os objetivos individuais de cada pessoa, seja ganho de massa ou redução de gordura.

Deve-se compreender como funcionam bulking e cutting, para que seja possível aplicar as técnicas da maneira correta, pois elas permitem que sejam ajustadas as composições corporais de acordo com os objetivos específicos de cada indivíduo.

Abaixo as principais diferenças:

 

Bulking


O bulking (volumoso em inglês), refere-se ao processo de ganho de peso para adquirir massa muscular por meio da alimentação. Como o principal objetivo dessa fase é o aumento da massa muscular, a estratégia é consumir mais calorias do que o organismo será capaz de gastar, por esse motivo é comum que haja aumento na taxa de gordura corporal.

É de extrema importância buscar o acompanhamento de um nutricionista, pois não trata-se de um processo apenas de consumir alimentos altamente calóricos, é necessário também aliar a qualidade nutritiva do que está sendo consumido. Sendo assim, para que seja evitado o excesso de acúmulo de gordura, somente um profissional qualificado saberá estruturar de forma adequada a sua alimentação, alinhando corretamente o superávit calórico, selecionando de maneira correta os alimentos e adaptando a alimentação a sua rotina de treinos e objetivo.

Dessa forma alguns pontos importantes a serem observados nessa fase são:

  • Dar preferência a alimentos saudáveis, ricos em proteínas;
  • Incluir na alimentação carboidratos complexos, que ajudarão no aumento de massa e energia para os treinos;
  • Superávit calórico, em que as calorias ingeridas são superiores as gastas no decorrer do dia;
  • Intensificar o treino de força, o treino de musculação precisa ser mais intenso, com progressão de carga para estimulo da hipertrofia muscular.

 

Cutting

O cutting (corte em inglês), tem por principal objetivo a redução do excesso de gordura acumulada, o que traz um corpo mais definido, com músculos mais evidenciados. Nessa fase é mantida a massa magra adquirida no processo de bulking.

Aqui o foco é a redução de calorias por meio de um déficit calórico, assim as reservas de gordura são usadas como energia.

A alimentação deve ter baixa absorção de calorias. Deve-se reforçar o consumo de proteína para preservar a massa magra, além de que, deve-se manter a rotina de treinos. Incluir exercícios aeróbicos focados no emagrecimento ajudam nesse período

Estratégias que devem ser adotadas nessa fase:

  • Atingir um déficit calórico;
  • Manter o treinamento força;
  • Incluir treino cardiovascular para aumentar o gasto calórico;

 

 

De forma resumida, o bulking é uma estratégia alimentar para o individuo com peso e percentual de gordura em níveis saudáveis. O ganho de massa muscular é o principal objetivo. Enquanto que o cutting é uma estratégia que visa a perda de gordura corporal para uma melhor definição muscular. É uma técnica que pode ser adotada anterior ou posterior ao bulking.

Seja qual for seu objetivo, é importante sempre ter o acompanhamento de um nutricionista esportivo e um educador físico. Somente profissionais qualificados, farão a abordagem nutricional correta e um plano de  treinamento personalizados que atendam seus objetivos individuais, bem como suas necessidades.

Vale ainda ressaltar que o aumento da massa muscular não está relacionada apenas a uma melhor estética corporal e um bom desempenho atlético, estudos apontam que vai muito além disso. O aumento de massa magra proporciona uma série de benefícios para a saúde, como melhora de mobilidade na terceira idade, diminui a possibilidade de desenvolver doenças crônicas e diminuição dos riscos de lesões.

Publicar comentário