Alimentos que ajudam a dormir melhor
Sabemos que dormir mal, por apenas uma noite que seja, pode influenciar negativamente vários aspectos da nossa vida, seja na saúde mental ou saúde física.
Ainda assim, estudos apontam diversas consequências a curto prazo, de uma noite ruim de sono, entre elas fadiga, alterações na memória, irritabilidade, sonolência durante o dia, dificuldades de concentração, mudanças no humor, baixo desempenho escolar e no trabalho. Assim como, já a longo prazo, as consequências negativas são um pouco mais surpreendentes e você pode ler aqui em Noites mal dormidas e consequências.
Já falamos aqui da higiene do sono em “Você já ouviu falar em higiene do sono?”, mas além desses hábitos que podem te ajudar, a alimentação também pode ser uma grande aliada. No entanto, tenho certeza que você já se sentiu com muito mais energia após uma tomar um delicioso café, ou talvez mais sonolenta após o almoço. Então, isso só vem comprovar como a alimentação pode te afetar. Por exemplo, quando consumimos alimentos com magnésio, triptofano, carboidratos complexos e melatonina estamos fornecendo ao nosso corpo tudo o que ele necessita para uma noite de sono reparadora. Em contrapartida os alimentos ricos em açúcar e gordura são propensos a causar desconforto digestivo, o que prejudica a qualidade do sono. Enquanto que, os refrigerantes com cafeína, bebidas energéticas, café e chá preto são estimulantes que interferem no sono.
Então chega de sofrer com noites mal dormidas e vamos mais uma vez usar a alimentação ao nosso favor.
Kiwi
O kiwi é uma fruta rica em vitaminas, minerais e fonte de antioxidantes. Dessa maneira, pode contribuir significativamente para a melhora da qualidade do seu sono. Que tal consumir kiwi algumas horas antes de ir pra cama e desfrutar dos seus benefícios?
Oleaginosas
Nozes são ricas em melatonina, triptofano e magnésio, bem como algumas castanhas também contém melatonina e outros nutrientes, todos essenciais para uma boa noite de sono. Vale a pena investir a noite em nozes, castanhas amêndoas, pistaches e sementes de abóbora.
Banana
A banana é uma fruta de fácil acesso e que se consumida uma hora antes de dormir ajuda a relaxar a musculatura, e como consequência te proporcionará uma boa noite de sono.
Leite
Pode até parecer conversa ultrapassada, mas beber leite antes de dormir pode favorecer positivamente o seu sono. Lacticínios são fontes naturais de triptofano e vitamina B6, que possuem um papel fundamental na produção de melatonina.
Ovos
Os ovos também podem ser grandes aliados para uma noite de sono reparadora, por possuir triptofano que aumentam os níveis de serotonina, que é convertida em melatonina. Os ovos podem ser consumidos cozidos, mexidos ou como omelete até duas horas antes de ir para a cama.
Aveia
A aveia pode acompanhar frutas ou ser usada em um mingau. Ela é um alimento fonte de melatonina e triptofano que ajudará a regular o seu sono.
Chás
Chás como o de camomila ou melissa são perfeitos para beber antes de dormir, pois são relaxantes e ajudam a ter um sono tranquilo.
Proteínas magras
O triptofano tende a aumentar a serotonina no organismo, o que ajuda a regular o sono. Esse aminoácido pode ser encontrado em proteínas magras como queijo com baixo teor de gordura, clara de ovo, soja, frango, peru e peixe.
Devemos entender sobretudo que os alimentos podem ajudar a proporcionar uma noite de sono tranquila, mas não fazem mágica, pois as questões relacionadas ao sono são complexas. O processo do sono pode ser afetado por vários pontos como atividades do dia a dia, problemas físicos e até mesmo a saúde mental. O ideal é sempre buscar uma alimentação saudável e equilibrada ao longo do dia e não apenas ter um único alimento como foco
Procure sempre ter o acompanhamento de profissionais qualificados que poderão te auxiliar e orientar.
Publicar comentário