7 Benefícios do alongamento
Exercícios de alongamento são aqueles que buscam um aumento de flexibilidade e que por consequência proporcionam um aumento de amplitude de movimento. Entretanto, muito além de uma melhora na flexibilidade, eles são exercícios que ativam a circulação, relaxam a musculatura dentre outros benefícios que veremos mais abaixo.
De maneira idêntica, como qualquer atividade física, para que possamos alcançar todos os benefícios, existe aqui também a necessidade de uma regularidade na prática. Ao mesmo tempo que, exige cuidados nos movimentos, bem como a orientação de um profissional de educação física, evitando-se assim possíveis lesões.
Quais os tipo de alongamento?
Engana-se quem pensa que alongamento é somente esticar as pernas e os braços. Veja abaixo os três tipos:
Alongamento estático: Realizado com o corpo em repouso, em que se alcança o máximo do alongamento de determinado músculo, e se mantém nessa posição por um período de 20 a 30 segundos. Por ser uma técnica que atua relaxando os músculos, o ideal é que seja aplicada após exercícios físicos.
Alongamento dinâmico: Como o próprio nome diz, é um alongamento realizado com dinamismo, ou seja, com movimentos. No entanto, os movimentos iniciam de forma lenta e vão aumentando o ritmo e velocidade gradualmente. Esse movimento promove força, flexibilidade e resistência muscular, por isso pode ser realizado antes de exercícios físicos.
Alongamento por facilitação neuromuscular proprioceptiva (FNP): é um tipo de alongamento que alonga e fortalece grupos musculares específicos, bastante utilizado na reabilitação de pacientes.
Benefícios do alongamento
Entre os benefícios do alongamento, gostaríamos de destacar os 7 abaixo:
1.Aumenta a flexibilidade
Com o passar dos anos há uma perda natural da flexibilidade, e os exercícios de alongamento contribuem não apenas para a manutenção com também para a melhora da flexibilidade. De fato, não restam dúvidas de que há uma melhora no desempenho esportivo com músculos mais flexíveis. Assim como, até as atividades rotineiras são executadas de melhor forma quando há uma maior flexibilidade.
2.Diminui o risco de lesões
Os exercícios de alongamentos geram um aumento de fluxo sanguíneo muscular. Essa melhora da circulação diminui o risco de lesões causadas por atividades físicas, bem como as dores musculares que podem surgir após os exercícios físicos.
3.Ajudam no relaxamento
A prática regular de exercícios de alongamento é ótima não apenas para alongar, mas também para ajudar a aliviar sintomas de estresse, bem como relaxar corpo e mente. Isso acontece pois, os exercícios contribuem para o alívio de tensões musculares.
4.Melhoram a postura
Quando realizados regularmente, os exercícios de alongamento trabalham a musculatura de maneira que evitam seu endurecimento. Como resultado, há uma redução da tensão muscular o que promove uma melhora na postura.
5.Ativam a circulação sanguínea
Com os alongamentos há uma melhora da circulação, pois esse tipo de exercício aumenta o fluxo sanguíneo nos músculos. Assim sendo, há uma contribuição significativa caso haja alguma lesão muscular.
6.Aliviam o estresse
Em situações ou estados de estresse, é normal que os músculos fiquem duros e com uma maior tensão. Os exercícios de alongamento são benéficos nesse sentido, porque além de ajudar a relaxar a mente, relaxam também a musculatura diminuindo a tensão.
7.Acalmam a mente
Quando feitos em atividades como yoga, os exercícios de alongamento são trabalhados em conjunto com a respiração. Nesse caso os exercícios contribuem não apenas para melhora da flexibilidade, mas também contribuem para alivio do estresse e ansiedade.
Leia mais em Você conhece os benefícios do Yoga para corpo e mente?
O alongamento deve ser feito antes ou depois das atividades físicas?
Não é recomendado fazer alongamentos estáticos antes de atividades que envolvam força e impacto, e que exijam estabilidade. Isso porque o alongamento relaxa a musculatura, reduzindo sua força estabilidade articular.
A orientação antes da prática de atividades físicas para um treino com mais segurança, é fazer aquecimento com alongamentos dinâmicos.
De qualquer maneira, busque sempre a orientação de um profissional de educação física que poderá prescrever exercícios e orientar corretamente seus treinos.
Publicar comentário